quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Características dos atrelados

Veículos que atrelavam aos Carros Eléctricos e tinham como função aumentarem a lotação, dotados de travões mecânicos eram operados por um guarda-freio auxiliar.

De acordo com os apontamentos da Direcção de Exploração 1989 editados com o título “Tracção Sobre Carris”, os atrelados desapareceram de circulação em 17 de Setembro de 1967 quando da substituição da linha de carros eléctricos para Ermesinde, apontando seis séries:


Série 1 a 7

Tipo Brill com Bogie de rodas iguais com cadeiras para 32 passageiros. Foram construídos no Porto e circulavam com carros motores das séries 270 – Brill Bogie e 280.


Série 8 a 10

Carros do tipo Starbuck de tracção animal de 1873.


Séries 11 a 13

Pequenos carros de tracção animal. O nº 11 foi reconstruído num truk Brill 21 E.


Série 14 a 17

Antigos carros de tracção animal, construídos no Porto.


Série 18 a 20

Do tipo C.C.F.P., construídos no Porto em 1934, montados em trucks 21 E.


Série 21 a 24

Carros de tracção animal adaptados à tracção eléctrica em 1903, montados em trucks 21

E, e com plataforma aberta, fechados entre 1934 e 1948, tendo-lhes sido retirados os motores.


Nº 25

De 1946, tipo Brill / STCP (Pipi)

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